segunda-feira, julho 04, 2005

Notícia

Comité Internacional para a Democracia em Cuba
VACLAV HAVEL CONVIDA RIBEIRO E CASTRO

O antigo Presidente da República Checa, Vaclav Havel, convidou José Ribeiro e Castro, o líder do CDS-PP, para integrar o ICDC - Comité Internacional para a Democracia em Cuba.
Este organismo, com sede em Praga e ligado à organização de activistas dos direitos humanos "People in Need", reúne personalidades de diferentes países que se têm dedicado ao apoio à transição pacífica de Cuba para a democracia e, em especial, à solidariedade com os dissidentes cubanos, perseguidos pelo regime de Fidel Castro. Entre os membros do ICDC, destacam-se nomes como os de Marcos Aguinis, Madeleine Albright, Patricio Aylwin, Elena Bonner, Ján Figel, André Glucksmann, Jeane J. Kirkpatrick, Mario Vargas Llosa e José Maria Aznar, além do próprio Vaclav Havel, um dos grandes lutadores pela causa da liberdade em Cuba.
O convite ao líder democrata-cristão português vem na sequência das diferentes iniciativas europeias de solidariedade com Cuba, em que se tem destacado a partir do Parlamento Europeu, nomeadamente a Iniciativa Sakharov e, mais recentemente, o Movimiento No Estáis Sólos.