terça-feira, julho 20, 2004

Carta aos jovens Barreirenses

Carta aos jovens Barreirenses
 
Meus amigos,
Escrevo esta carta esperando que me escutem e que tentem reparar na realidade dura que ela descreve. Aquilo que agora escrevo está a ser pensado há coisa de quase duas décadas. Pensei contudo que nunca o iria necessitar de escrever. No entanto, agora que estamos em pleno mandato de uma outra ideologia, que não a comunista, não me consegui conter e decidi finalmente pôr por escrito aquilo que sempre pensei.
Devo confessar, que durante todos os mandatos do Partido Comunista Português no Barreiro percebia mais facilmente determinadas coisas que não se passavam, na nossa cidade, do que as percebo nos dias de hoje. Isto porque penso que esses mesmos mandatos foram fieis e coerentes com os exemplos que a ideologia comunista tem pelos poucos países onde esteve implementada . Ou seja, o que pretendo mostrar é que tal como: Cuba e a Rússia, onde a população residente nada têm em termos de infra estruturas e de qualidade de vida, também assim o Barreiro nada poderia ter nesses domínios.
Todos hoje concordamos, que foi um erro manter o referido partido por tanto tempo no poder na nossa terra, a prova disso foi o resultado, nunca pensado, das ultimas eleições autárquicas. Mas é com os erros que crescemos e com eles aprendemos. A vitória do Partido Socialista, ainda que não fosse a cor que mais desejava, deu-me uma grande alegria, era a queda da “muralha comunista”. A  esperança reinou no meu coração, seria agora o nascer de uma cidade nova; uma cidade que finalmente se viria livre de um erro que perdurou durante vários anos. 
 Infelizmente caros jovens, hoje há distância de  dois anos desse dia, é com pesar que denoto que efectivamente a cor política da câmara mudou; o presidente da câmara mudou; o resto dos membros da câmara também mudaram; mas, no fundo, a realidade  das caçoes não levadas a cabo pela Câmara Municipal do Barreiro demostram que mais nada mudou a nível pratico. A lógica de: durante um mandato de quatro anos passar despercebido e apresentar umas “orbitas mínimas” no ultimo ano para ganhar as eleicões seguintes mantém-se (diga se que na maioria das vezes obras que são as menos necessárias á nossa cidade).Pergunto me se a falta de ideias será um síndroma das forças de esquerda? Podemos dizer que o “Lixo” mantém se só mudou o cheiro.
            Ainda assim acredito piamente que a esperança é a ultima a morrer e é por isso jovens que vos digo que é preciso mudar! A “muralha comunista” já lá vai, neste momento precisamos de voltar o volante mais a direita e ver o que as outras forças  podem trazer de novo. 
 
Ass :  Tiago Cabanas Alves