quinta-feira, julho 15, 2004

Tomem la um aula de democracia

A convite de um amigo meu, de espectro politico oposto ao que perfilho, dirigi me, numa das noites desta semana, ao auditório da biblioteca municipal para ouvir falar do 25 de Abril e o seu impacto nos jovens. O auditório encontrava se inicialmente bastante vazio, o que me fez pensar mais uma vez que neste concelho se faz politica para as paredes e não para as pessoas, contudo com o decorrer da secção lá foi ficando composto.
A conversa decorreu num tom bastante familiar, em que todos puderam expressar a sua opinião, desde os menos jovens aos mais jovens. Identificaram se claramente as linhas politicas de cada um e como seria de esperar a ideologia socialista foi a mais presente, dado ser do PS a organização do evento. Penso alias que não erraria, por muito, se dissesse que era, dentro do auditório, o único que não perfilhava a dita ideologia. Ainda assim não tive medo de estar no covil do lobo e avancei várias vezes a minha opinião pessoal. Foi nesses momentos que vi na cara, dos presentes, um certo desconforto por o Barreiro já ter pessoas a pensar assim e ainda por cima terem a coragem de ir a iniciativas de partidos diferentes e de espectro político contrário.
É de salientar contudo a forma como fui recebido e como fui ouvido, sempre dentro do maior espírito democrático. Recordo ainda as palavras finais de um dos meus interlocutores, por acaso o mais crítico da minha ideologia, fazendo em todas as suas intervenções um ataque cerrado, dizendo que era com alegria que via a chegada de mais uma juventude de carácter político no Barreiro, o que viria reforçar o debate de ideias.
Assim em estilo conclusivo só posso dizer que na dita noite se viveu verdadeiramente o espírito da revolução de 25 de Abril, dada a disponibilidade de ouvir ideias diferentes e respeita-las enquanto ideias que são. Ainda aproveitar para dar os parabéns aos intervenientes e em especial à estrutura da Juventude Socialista, esperando que surjam mais iniciativas venham elas de que quadrante politico vierem. O importante na nossa cidade e politizar por ai, de forma a não termos só uma juventude de copos e de festas, mas antes uma juventude com opinião formada e esclarecida.